Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11496
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Projeto integrado de sistema propulsivo com requisito de tração estática |
Author(s)/Inventor(s): | Cândido, Igor Sousa |
Advisor: | Pinto, Luiz Antonio Vaz |
Abstract: | O desenvolvimento do trabalho é dado através de estudo da redução do custo da tripulação, tentativas de redução da potência instalada através da redução do volume da embarcação e análise de regressão linear, conceitos para otimização do binômio motor x hélice e estudo de caso para verificar a viabilidade ou não da redução da potência a bordo, mantendo a mesma capacidade de Bollard Pull. A análise do resultado obtido será comparado às formulações usualmente utilizadas por projetistas para cálculos do Bollard Pull e potência instalada, uma vez que a proposta do trabalho não é partir destas equações para redução da potência, mas sim utilizar os conceitos empregados para a determinação do sistema propulsivo através das curvas, kt, kq e J, determinação das eficiências do casco e consequentes cálculos de potências requerida e disponível. Espera-se assim, suscitar a discussão sobre a utilização dos métodos para determinação da potência a bordo par rebocadores e também analisar outras interfaces do projeto, tais como tripulação, automação que podem fazer do rebocador mais rentável operacionalmente. |
Keywords: | Sistema de propulsão Custo operacional |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Sep-2012 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Naval e Oceânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10008747.pdf | 3.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.