Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Slama, Jules Ghislain | - |
dc.contributor.author | Silva, Conrado Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T12:17:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11511 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aviação | pt_BR |
dc.subject | Poluição sonora | pt_BR |
dc.title | Estudo preliminar para a elaboração de um sistema nacional para a caracterização do ruído aeroportuário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Castello, Daniel Alves | - |
dc.description.resumo | A aviação tem ganho um papel muito importante em diversos aspectos no mundo todo desde seu início no início do século XX. Nesse século houve um processo gradual e contínuo onde as distâncias entre as pessoas, países e nações foram perdendo magnitude progressivamente em detrimento de um mundo mais globalizado e coeso. O avanço tecnológico fez o papel de agente catalisador no qual diversas barreiras foram sendo quebradas, sendo elas no campo das telecomunicações, broadcasting, transportes, e a própria internet. A ação conjunta de todos esses fatores mudou drasticamente a forma e cara da sociedade influenciando diretamente as estruturas políticas e econômicas, onde seus agentes em todo o mundo se viam obrigados a acompanhar toda essa revolução sem nem mesmo haver um preparo uniformizado nesse mesmo mundo para tantas mudanças em tão pouco tempo. Um desse fatores contribuintes de importância foi a aviação que com o tempo veio se desenvolvendo gradualmente desde o primeiro voo em 1906, quando Santos Dumont levantou voo em uma aeronave auto propelida pela primeira vez, até ganhar um forte impulso na utilização militar devido ao seu grande potencial estratégico para então finalmente começar a ser explorada amplamente nos setores civis da sociedade, seja transportando passageiros ou cargas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10008817.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.