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dc.contributor.advisorSlama, Jules Ghislain-
dc.contributor.authorPessanha, Victor Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-03-13T12:18:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:55Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHelipontopt_BR
dc.subjectNormas técnicaspt_BR
dc.subjectSoftware Integrated Noise Modelpt_BR
dc.titleAnálise do impacto ambiental sonoro produzido pela mudança de altitude e rota dos helicópteros do heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Antonio Carlos Marques-
dc.contributor.referee2Dutra, Max Suell-
dc.description.resumoTendo como base o cenário atual da atividade aeroportuária na Cidade do Rio de Janeiro, e considerando que uma operação de heliponto pode gerar um efeito negativo às populações que vivem ou transitam em seu entorno, o presente trabalho procura realizar uma análise do impacto ambiental sonoro considerando o efeito produzido pela mudança de altitude e rota dos helicópteros que utilizam o Heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas. Diante desse contexto, torna-se necessário conhecer e refletir sobre as leis, normas e diretrizes atuais dessa modalidade de transporte, discutir as principais causas dessa problemática e avaliar a viabilidade técnica da possível solução. A norma NBR 10.151 ABNT é um instrumento que permite a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, assim como, especifica um método para a sua medição e a aplicação de correções nos níveis medidos. Ou seja, a norma lista as regras a serem seguidas para medição de ruído em um lugar habitável e dá como referência níveis de ruído aceitáveis. Através da utilização do Software Integrated Noise Model, gerou-se curvas de ruído de acordo com certos aspectos variáveis como número de vôos diários e altitude das operações. Tais variáveis foram escolhidas devido à importância frente ao aumento ou diminuição do impacto sonoro e são basicamente os aspectos citados nos instrumentos normativos mundiais. Para tanto, foram introduzidas no programa diversas características particulares desse heliponto que permitiram determinar quais regiões estão expostas a determinados impactos de ruído, e comparar com as diretrizes e normas da legislação brasileira. Nesse contexto, identificou-se problemas relacionados a algumas regras e ações recentes dos órgãos fiscalizadores do Rio de Janeiro, nas quais são definidos os parâmetros a serem seguidos em termos de tráfego aéreo (rotas específicas, altitudes pré determinadas, etc.) que não necessariamente são efetivos ou mostram-se suficientes para a resolução das complicações ligadas à poluição sonora causada pelo tráfego de helicópteros na Cidade do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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