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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise do impacto ambiental sonoro produzido pela mudança de altitude e rota dos helicópteros do heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas
Autor(es)/Inventor(es): Pessanha, Victor Rodrigues
Tutor: Slama, Jules Ghislain
Resumen: Tendo como base o cenário atual da atividade aeroportuária na Cidade do Rio de Janeiro, e considerando que uma operação de heliponto pode gerar um efeito negativo às populações que vivem ou transitam em seu entorno, o presente trabalho procura realizar uma análise do impacto ambiental sonoro considerando o efeito produzido pela mudança de altitude e rota dos helicópteros que utilizam o Heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas. Diante desse contexto, torna-se necessário conhecer e refletir sobre as leis, normas e diretrizes atuais dessa modalidade de transporte, discutir as principais causas dessa problemática e avaliar a viabilidade técnica da possível solução. A norma NBR 10.151 ABNT é um instrumento que permite a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, assim como, especifica um método para a sua medição e a aplicação de correções nos níveis medidos. Ou seja, a norma lista as regras a serem seguidas para medição de ruído em um lugar habitável e dá como referência níveis de ruído aceitáveis. Através da utilização do Software Integrated Noise Model, gerou-se curvas de ruído de acordo com certos aspectos variáveis como número de vôos diários e altitude das operações. Tais variáveis foram escolhidas devido à importância frente ao aumento ou diminuição do impacto sonoro e são basicamente os aspectos citados nos instrumentos normativos mundiais. Para tanto, foram introduzidas no programa diversas características particulares desse heliponto que permitiram determinar quais regiões estão expostas a determinados impactos de ruído, e comparar com as diretrizes e normas da legislação brasileira. Nesse contexto, identificou-se problemas relacionados a algumas regras e ações recentes dos órgãos fiscalizadores do Rio de Janeiro, nas quais são definidos os parâmetros a serem seguidos em termos de tráfego aéreo (rotas específicas, altitudes pré determinadas, etc.) que não necessariamente são efetivos ou mostram-se suficientes para a resolução das complicações ligadas à poluição sonora causada pelo tráfego de helicópteros na Cidade do Rio de Janeiro.
Materia: Heliponto
Normas técnicas
Software Integrated Noise Model
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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