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dc.contributor.advisorSzklo, Alexandre Salem-
dc.contributor.authorCastro, Flávio Assumpção de-
dc.date.accessioned2020-03-13T13:22:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:55Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11524-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos analíticospt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectColeta de resíduos urbanospt_BR
dc.subjectTratamento de águapt_BR
dc.subjectBiogáspt_BR
dc.titleUtilização da ferramenta PAMVEC para modelagem de caminhões de coleta de lixopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Almeida, Silvio Carlos Anibal de-
dc.contributor.referee1Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro-
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciano Basto-
dc.description.resumoEstuda a viabilidade de mudança de combustível e do sistema de propulsão em caminhões de coleta de lixo doméstico. O diesel de origem mineral, combustível tradicionalmente usado neste tipo de veículo, foi substituído, total ou parcialmente, por biogás e eletricidade. Adicionalmente, foram simuladas novas arquiteturas veiculares para o sistema propulsor: veículo elétrico à bateria, híbrido elétrico em série, plug-in em série e veículos com motor de combustão interna, utilizando um compactador plug-in. A utilização da energia elétrica visa, sobretudo,à diminuição do ruído do caminhão, principalmente no compactador, enquanto o uso do biogás foi proposto com o objetivo de utilizar energia gerada a partir de resíduos. O biogás disponibilizado para essa substituição seria gerado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Calculou-se a relação entre o número de caminhões que podem ser alterados e a percentagem de biogás disponibilizada, levando em conta as particularidades de cada estrutura veicular estudada. Para analisar o desempenho do veículo, utilizou-se a ferramenta PAMVEC (Parametric Analytical Model of Vehicle Energy Consumption), que permite gerar indicadores energéticos, como consumo de energia e combustível, a partir de características do ciclo de direção e das propriedades dos componentes veiculares. Para análise de viabilidade, foram usados critérios financeiros e ambientais. Avaliaram-se o consumo de combustível e o custo das alterações feitas na ETE para gerar energia elétrica a partir do biogás. Já para os critérios ambientais, foram levadas em consideração a diminuição de emissão de gases poluentes e a redução do ruído causado pelo caminhão de coleta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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