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http://hdl.handle.net/11422/11524
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Szklo, Alexandre Salem | - |
dc.contributor.author | Castro, Flávio Assumpção de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T13:22:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11524 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelos analíticos | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Coleta de resíduos urbanos | pt_BR |
dc.subject | Tratamento de água | pt_BR |
dc.subject | Biogás | pt_BR |
dc.title | Utilização da ferramenta PAMVEC para modelagem de caminhões de coleta de lixo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Almeida, Silvio Carlos Anibal de | - |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Luciano Basto | - |
dc.description.resumo | Estuda a viabilidade de mudança de combustível e do sistema de propulsão em caminhões de coleta de lixo doméstico. O diesel de origem mineral, combustível tradicionalmente usado neste tipo de veículo, foi substituído, total ou parcialmente, por biogás e eletricidade. Adicionalmente, foram simuladas novas arquiteturas veiculares para o sistema propulsor: veículo elétrico à bateria, híbrido elétrico em série, plug-in em série e veículos com motor de combustão interna, utilizando um compactador plug-in. A utilização da energia elétrica visa, sobretudo,à diminuição do ruído do caminhão, principalmente no compactador, enquanto o uso do biogás foi proposto com o objetivo de utilizar energia gerada a partir de resíduos. O biogás disponibilizado para essa substituição seria gerado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Calculou-se a relação entre o número de caminhões que podem ser alterados e a percentagem de biogás disponibilizada, levando em conta as particularidades de cada estrutura veicular estudada. Para analisar o desempenho do veículo, utilizou-se a ferramenta PAMVEC (Parametric Analytical Model of Vehicle Energy Consumption), que permite gerar indicadores energéticos, como consumo de energia e combustível, a partir de características do ciclo de direção e das propriedades dos componentes veiculares. Para análise de viabilidade, foram usados critérios financeiros e ambientais. Avaliaram-se o consumo de combustível e o custo das alterações feitas na ETE para gerar energia elétrica a partir do biogás. Já para os critérios ambientais, foram levadas em consideração a diminuição de emissão de gases poluentes e a redução do ruído causado pelo caminhão de coleta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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