Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Antonio Lopes de-
dc.contributor.authorLucena, Pedro Cezar Souza de-
dc.date.accessioned2020-03-13T15:10:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:01Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11542-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCircuitos eletrônicospt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta computacional para modelagem e simulação de circuitos eletrônicos digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hazan, Sergio Sami-
dc.contributor.referee2Diene, Oumar-
dc.description.resumoA utilização de simuladores digitais para o ensino de engenharia é uma prática muito utilizada, pois permite ao estudante acesso rápido a resultados que só poderiam ser obtidos depois de complicadas montagens e análises utilizando ferramentas complexas, ou mesmo que não poderiam ser obtidas pela dificuldade de acesso a algum componente da montagem. A utilização de simuladores também permite maior fixação do conteúdo apresentado em sala de aula, pois o estudante aplica o que lhe foi ensinado ao realizar as montagens a serem simuladas. Há também o incentivo a explorar novas montagem e consequentemente desenvolver novos projetos que não são abordados em sala de aula e avançar no assunto muito além do proposto pelo professor. O objetivo deste trabalho é apresentar e detalhar uma ferramenta computacional desenvolvida para a modelagem e simulação de circuitos eletrônicos digitais. Essa ferramenta é flexível e possibilita a simulação de qualquer circuito lógico criado por seu usuário, sendo limitada apenas pela disponibilidade dos componentes eletrônicos presentes na biblioteca. A ferramenta possui uma interface gráfica completa e amigável ao usuário, mantendo a informação e operação do circuito criado acessível em poucos passos. A ferramenta computacional foi criada utilizando a linguagem de programação Action Script 3.0, linguagem orientada a objeto que permite criar versões do programa para diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de grandes edições no código. Essa linguagem também permite a manipulação de elementos gráficos, assim toda a interface gráfica foi desenvolvida utilizando essa mesma linguagem. O código fonte da ferramenta computacional está estruturado de maneira a permitir a inserção de novas funções, podendo assim ampliar o campo de atuação da ferramenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10009069.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.