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http://hdl.handle.net/11422/11542
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Souza, Antonio Lopes de | - |
dc.contributor.author | Lucena, Pedro Cezar Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T15:10:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11542 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Circuitos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para modelagem e simulação de circuitos eletrônicos digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hazan, Sergio Sami | - |
dc.contributor.referee2 | Diene, Oumar | - |
dc.description.resumo | A utilização de simuladores digitais para o ensino de engenharia é uma prática muito utilizada, pois permite ao estudante acesso rápido a resultados que só poderiam ser obtidos depois de complicadas montagens e análises utilizando ferramentas complexas, ou mesmo que não poderiam ser obtidas pela dificuldade de acesso a algum componente da montagem. A utilização de simuladores também permite maior fixação do conteúdo apresentado em sala de aula, pois o estudante aplica o que lhe foi ensinado ao realizar as montagens a serem simuladas. Há também o incentivo a explorar novas montagem e consequentemente desenvolver novos projetos que não são abordados em sala de aula e avançar no assunto muito além do proposto pelo professor. O objetivo deste trabalho é apresentar e detalhar uma ferramenta computacional desenvolvida para a modelagem e simulação de circuitos eletrônicos digitais. Essa ferramenta é flexível e possibilita a simulação de qualquer circuito lógico criado por seu usuário, sendo limitada apenas pela disponibilidade dos componentes eletrônicos presentes na biblioteca. A ferramenta possui uma interface gráfica completa e amigável ao usuário, mantendo a informação e operação do circuito criado acessível em poucos passos. A ferramenta computacional foi criada utilizando a linguagem de programação Action Script 3.0, linguagem orientada a objeto que permite criar versões do programa para diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de grandes edições no código. Essa linguagem também permite a manipulação de elementos gráficos, assim toda a interface gráfica foi desenvolvida utilizando essa mesma linguagem. O código fonte da ferramenta computacional está estruturado de maneira a permitir a inserção de novas funções, podendo assim ampliar o campo de atuação da ferramenta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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