Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11542
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para modelagem e simulação de circuitos eletrônicos digitais
Autor(es)/Inventor(es): Lucena, Pedro Cezar Souza de
Orientador: Souza, Antonio Lopes de
Resumo: A utilização de simuladores digitais para o ensino de engenharia é uma prática muito utilizada, pois permite ao estudante acesso rápido a resultados que só poderiam ser obtidos depois de complicadas montagens e análises utilizando ferramentas complexas, ou mesmo que não poderiam ser obtidas pela dificuldade de acesso a algum componente da montagem. A utilização de simuladores também permite maior fixação do conteúdo apresentado em sala de aula, pois o estudante aplica o que lhe foi ensinado ao realizar as montagens a serem simuladas. Há também o incentivo a explorar novas montagem e consequentemente desenvolver novos projetos que não são abordados em sala de aula e avançar no assunto muito além do proposto pelo professor. O objetivo deste trabalho é apresentar e detalhar uma ferramenta computacional desenvolvida para a modelagem e simulação de circuitos eletrônicos digitais. Essa ferramenta é flexível e possibilita a simulação de qualquer circuito lógico criado por seu usuário, sendo limitada apenas pela disponibilidade dos componentes eletrônicos presentes na biblioteca. A ferramenta possui uma interface gráfica completa e amigável ao usuário, mantendo a informação e operação do circuito criado acessível em poucos passos. A ferramenta computacional foi criada utilizando a linguagem de programação Action Script 3.0, linguagem orientada a objeto que permite criar versões do programa para diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de grandes edições no código. Essa linguagem também permite a manipulação de elementos gráficos, assim toda a interface gráfica foi desenvolvida utilizando essa mesma linguagem. O código fonte da ferramenta computacional está estruturado de maneira a permitir a inserção de novas funções, podendo assim ampliar o campo de atuação da ferramenta.
Palavras-chave: Circuitos eletrônicos
Simulação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10009069.pdf3.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.