Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11573
Tipo: Dissertação
Título: Comparações teóricas e práticas sobre geometrias de mancais magnéticos
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Paulo Henrique Silva
Orientador: Gomes, Afonso Celso Del Nero
Resumo: Mancais Magnéticos Ativos são sistemas mecatrônicos que geram forças através de campos magnéticos controlados, utilizados para posicionar rotores. Vem crescendo o uso desses mancais em aplicações tecnológicas nas quais são necessárias altas velocidades, ausência de lubrificação, maior vida útil, grande vácuo, menor custo de manutenção, baixas temperaturas e ambientes com elevado grau de pureza. Este trabalho apresenta uma comparação teórica e prática entre a estrutura convencional que dispõe de oito pólos operando de maneira que o fluxo magnético atravesse simultaneamente dois pólos adjacentes, com uma nova estrutura que dispõe de quatro pólos gerando fluxos magnéticos interconectados. Os resultados teóricos preveem uma maior rigidez mecânica equivalente para esta nova estrutura, em comparação com os mancais magnéticos ativos convencionais. O desenvolvimento de um modelo matemático que permite essas previsões, o uso de protótipos construídos recentemente para testar se as expectativas são verdadeiras e a implementação do sistema de controle de corrente e posição em um DSP são os principais objetivos deste trabalho.
Resumo: Active Magnetic Bearings are mechatronic systems that generate forces through controlled magnetic fields, used to keep rotors centered. These bearings can be used in technological applications that require high speeds, absence of lubrication, longer service life, greater vacuum, lower maintenance costs, lower temperatures and higher purity environments. This work presents a theoretical and practical comparison between the conventional structure that has eight poles operating in a way that the magnetic flux crosses simultaneously two adjacent poles, with a new structure that has four poles generating interconnected magnetic fluxes. The theoretical results provide for greater equivalent mechanical rigidity for this new structure, compared to conventional active magnetic bearings. The development of a mathematical model that allows these predictions, the use of recently constructed prototypes to test if expectations are true and the implementation of current and position control system in a DSP are the main objectives of this work.
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Mancais magnéticos ativos
Forças de relutância
Controle de mancais magnéticos
Fluxo interconectado
Controle por DSP
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

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