Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11641
Type: Dissertação
Title: Modelagem tensorial de GCSC e projeto de controlador de potência ativa
Author(s)/Inventor(s): Guedes, Sersan Dias
Advisor: Dias, Robson Francisco da Silva
Co-advisor: Moreira, Marcos Vicente de Brito
Abstract: O presente trabalho consiste no desenvolvimento do modelo analítico de um sistema de potencia trifásico balanceado contendo um Capacitor Série Controlado por Chave Autocomutada (GCSC). E realizada a modelagem em regime permanente e em regime transitório. Emprega-se o método de modelagem tensorial, que relaciona os coeficientes dos fatores dinâmicos das variáveis alternadas do sistema. Testes para validação do modelo são realizados, tendo o simulador de transitórios eletromagnéticos PSCAD/EMTDC como referência. Em seguida, é apresentada a utilização do modelo analítico para o objetivo específico de projetar um controlador de potência ativa para a barra de carga do circuito. Para a aplicação de técnicas de projeto de controladores para sistemas lineares, a relação não linear existente entre o ângulo de corte das chaves autocomutadas e a potência ativa é aproximada a uma função de transferência através do método de mínimos quadrados não linear. O projeto do controlador se desenrola com a apresentação de uma proposta de ajuste inicial utilizando a técnica de Otimo por Módulo seguida da aplicação de uma metodologia mais sofisticada, baseada no lugar das raízes do sistema em malha aberta e em método numérico, para aprimoramento da calibração.
Abstract: This work presents the development of an analytical model for a balanced threephase power system containing a Gate-Controlled Series Capacitor (GCSC). The modeling is performed for the steady state and the transient state. The tensorial analysis is applied to relate the coefficients of the dynamic phasors of currents and voltages in a linear way. Validation tests are conducted using the electromagnetic transients program PSCAD/EMTDC as benchmark. After that, the analytical model is used for the specific purpose of designing a active power controller for the circuit load. The nonlinear relation between the turnoff angle of the valves and the active power is fitted to a transfer function, using non-linear least squares regression, in order to apply controller design techniques of linear control systems. The controller design is developed with an initial adjustment method according to the Modulus Optimum and then a more sofisticated technique, based on the open-loop system’s root locus and numerical method, is used to improve the controller’s calibration.
Keywords: Engenharia elétrica
FACTS
Modelagem analítica
Projeto de controlador
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
888343.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.