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http://hdl.handle.net/11422/11684
Tipo: | Dissertação |
Título: | Line-of-sight-stabilization and tracking control for inertial platforms |
Autor(es)/Inventor(es): | Reis, Matheus Ferreira dos |
Orientador: | Costa, Ramon Romankevicius |
Coorientador: | Leite, Antonio Candea |
Resumo: | Hoje em dia, a estabilização e o rastreamento da linha de visada utilizando plataformas inerciais continuam a constituir desafiadores problemas de engenharia. Com a crescente demanda por aplicações de alta precisão, técnicas de controle complexas são necessárias para atingir melhor desempenho. Neste trabalho, modelos cinemáticos e dinâmicos para uma plataforma mecânica de estabilização inercial são apresentados. Tais modelos se baseiam no formalismo para sistemas veículo-manipulator para a modelagem de manipuladores robóticos operando em uma base móvel (veículo). O modelo dinâmico apresentado segue a formulação analítica de Euler-Lagrange e é implementado em simulações numéricas através do método iterativo de Newton-Euler. Duas estratégias de controle distintas para estabilização e rastreamento são propostas: (i) controle por torque-computado e (ii) controle por modos deslizantes utilizando o recente algoritmo Super-Twisting combinado com um observador baseado em modos deslizantes de alta ordem. Simulações utilizando dados de movimentação de um navio simulado permitem comparar o desempenho dos controladores por torque computado em relação a um tipo comum de controlador linear utilizado na literatura: o P-PI. Além disso, os resultados obtidos para o controle por modos deslizantes permitem concluir que o algoritmo Super-Twisting apresenta rejeição ideal a perturbações provenientes do movimento do veículo e também a incertezas paramétricas, resultando em precisão de estabilização de aproximadamente 0,8 mrad. |
Resumo: | Nowadays, line of sight stabilization and tracking using inertially stabilized platforms (ISPs) are still challenging engineering problems. With a growing demand for high-precision applications, more involved control techniques are necessary to achieve better performance. In this work, kinematic and dynamic models for a three degrees-of-freedom ISP are presented. These models are based in the vehicle-manipulator system (VMS) framework for modeling of robot manipulators operating in a mobile base (vehicles). The dynamic model follows the Euler-Lagrange formulation and is implemented by numeric simulations using the iterative Newton-Euler method. Two distinct control strategies for both stabilization and tracking are proposed: (i) computed torque control and (ii) sliding mode control using the recent SuperTwisting Algorithm (STA) combined with a High-Order Sliding Mode Observer (HOSMO). Simulations using data from a simulated vessel allow us to compare the performance of the computed torque controllers with respect to the commonly used P-PI controller. Besides, the results obtained for the sliding mode controllers indicate that the Super-Twisting algorithm offers ideal robustness to the vehicle motion disturbances and also to parametric uncertainties, resulting in a stabilization precision of approximately 0,8 mrad. |
Palavras-chave: | Engenharia elétrica Sistemas manipuladores de veículos Controle LOS Controle de torque do computador Controle de modo deslizante |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Unidade produtora: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | eng |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica |
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