Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11704
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWestenberger, Henrique-
dc.contributor.authorAlves, Felipe de Freitas-
dc.date.accessioned2020-04-04T01:54:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11704-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectProcesso eleitoralpt_BR
dc.subjectPlanejamento de marketingpt_BR
dc.titleMarketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha políticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0471326518384550pt_BR
dc.contributor.referee1Freres Filho, Helios Malebranche Olbrisch-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577805923059836pt_BR
dc.description.resumoCom o fim da chamada era da produção e início da orientação voltada para o mercado, as organizações perceberam que, de fato, satisfazer as necessidades e desejos dos clientes era fator chave para obter sucesso em seus negócios. É nesse contexto que surge o marketing, responsável por trazer técnicas e métodos destinados a executar e aprofundar o relacionamento com seus consumidores, visando a benefícios para todos os envolvidos nessa relação de troca. No ambiente político, por sua vez, percebeu-se que a situação não era diferente do mundo empresarial. O marketing político nasce com o mesmo objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população, promovendo para o ator político uma boa imagem e obtendo, assim, o tão desejado voto. No entanto, para atingir tais objetivos, é necessário um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral. O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentar os principais elementos presentes em uma campanha política, as mais diferentes estratégias e ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing político e eleitoral, a sua importância para o contexto atual e de que forma elas vêm sendo utilizadas nas campanhas eleitorais ao longo das últimas décadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFAlves.pdf323.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.