Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11704
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Felipe de Freitas
Orientador: Westenberger, Henrique
Resumo: Com o fim da chamada era da produção e início da orientação voltada para o mercado, as organizações perceberam que, de fato, satisfazer as necessidades e desejos dos clientes era fator chave para obter sucesso em seus negócios. É nesse contexto que surge o marketing, responsável por trazer técnicas e métodos destinados a executar e aprofundar o relacionamento com seus consumidores, visando a benefícios para todos os envolvidos nessa relação de troca. No ambiente político, por sua vez, percebeu-se que a situação não era diferente do mundo empresarial. O marketing político nasce com o mesmo objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população, promovendo para o ator político uma boa imagem e obtendo, assim, o tão desejado voto. No entanto, para atingir tais objetivos, é necessário um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral. O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentar os principais elementos presentes em uma campanha política, as mais diferentes estratégias e ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing político e eleitoral, a sua importância para o contexto atual e de que forma elas vêm sendo utilizadas nas campanhas eleitorais ao longo das últimas décadas.
Palavras-chave: Marketing político
Campanha eleitoral
Processo eleitoral
Planejamento de marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFAlves.pdf323.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.