Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Marcia da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Samuel Lucas de-
dc.date.accessioned2020-04-07T20:35:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11722-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação discentept_BR
dc.subjectCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8118819868709277pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Marçal, Ronan Reis-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708460729514020pt_BR
dc.description.resumoA análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLSousa.pdf250.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.