Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/11722
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Sousa, Samuel Lucas de |
Orientador: | Carvalho, Marcia da Silva |
Coorientador: | Marçal, Ronan Reis |
Resumo: | A análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ. |
Palavras-chave: | Satisfação discente Curso de Ciências Contábeis Estudo de caso Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SLSousa.pdf | 250.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.