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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Resultado por ação : um estudo descritivo das companhias comerciais de eletrodomésticos com base no pronunciamento técnico CPC 41
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Ellen Conceição
Advisor: Carvalho, Marcia da Silva
Co-advisor: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Abstract: Segundo levantamento divulgado pela Economática, o volume de dividendos e de Juros Sobre Capital Próprio (JSCP) distribuído pelas companhias de capital aberto somou R$ 79,63 bilhões, em 2017, este foi o melhor resultado desde 2014 (G1, 2018). Em um cenário de alta distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio pelas companhias, e onde é crescente a busca pela informação contábil útil e comparável, surge a seguinte pergunta de pesquisa: As companhias de capital aberto do setor comercial de Eletrodomésticos, listadas na Bovespa, realizaram e divulgaram os cálculos de lucro por ação básico e diluído de acordo com os itens de divulgação do CPC 41, no período entre 2015 e 2017? O Objetivo geral desse trabalho foi determinar a aderência das empresas estudadas com o CPC 41, sobretudo, verificar a adequação dos cálculos de lucro por ação básico e diluído apresentados pelas empresas. Esta pesquisa, sob o ponto de vista de seus objetivos, classifica-se como descritiva e do ponto de vista de seus procedimentos como análise de conteúdo. A partir da análise das demonstrações contábeis das companhias do setor comercial de eletrodomésticos, são elas: Magazine Luiza, Via Varejo e Whirlpool foi realizada uma correspondência entre as informações divulgadas por essas companhias e os itens de divulgação do CPC 41. Através desta correspondência foi possível verificar a aderência das empresas estudadas com o CPC 41, constatando a quantidade de itens divulgados ou não pelas companhias. Os Resultados apontaram que as companhias do setor comercial de eletrodomésticos atendem de maneira satisfatória os itens de divulgação do CPC 41. Sendo o item f-3 “A quantidade de ações no início e fim do período” o item menos atendido; e o item c “O numerador e sua conciliação” e o item d “O denominador e sua conciliação” os mais atendidos, sendo divulgados por todas as companhias em todos os períodos analisados. E, ao contrário do que se esperava, observando individualmente as companhias, não existe diferença entre os períodos com relação a maior quantidade de itens de divulgação atendidos.
Keywords: Resultado por ação
Itens de divulgação
CPC 41
Dividendos
Eletrodomésticos
Distribuição de lucros-Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Contábeis

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