Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11734
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gerência de riscos em projetos de desfiles da escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro : estudo de caso da Paraíso do Tuiuti
Autor(es)/Inventor(es): Jatobá, Anne Karolinne Sampaio Xavier
Orientador: Barcaui, André Baptista
Resumo: Este projeto de conclusão de curso tem por objetivo entender como é feito o gerenciamento de riscos de um desfile de escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro com base nas melhores práticas de gerenciamento de riscos propostas pelo PMI. Abordou-se a importância da gestão de projetos e de riscos para nortear todo o processo de produção de um evento de carnaval. Discutiu-se sobre conceitos de gestão de projetos e de riscos baseados no PMBOK como eles estão inseridos em uma escola de samba. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi exploratória e descritiva quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios fazendo uso de um estudo de caso sobre uma escola de samba específica. Através do estudo de caso, observou-se que a escola de samba possui um planejamento prático e que aplicam os conceitos de gestão de projeto mesmo sem saber, e que é através de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos e riscos que alcançam o seu objetivo final. Entretanto, a grande maioria das práticas propostas pelo PMI, principalmente no que tange ao uso de ferramentas de qualificação e quantificação de riscos não eram sequer conhecidas, muito menos utilizadas. Essa pesquisadora encontrou um campo muito fértil para aplicação dos processos relativos à gestão de riscos e diversas ferramentas que poderiam ser de extrema valia para o projeto de desfile de uma escola de samba.
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de riscos
Escola de samba
Paraíso do Tuiuti
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKSXJatoba.pdf465.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.