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dc.contributor.advisorFerraz, João Carlos-
dc.contributor.authorMarinho, Rafael Campos-
dc.date.accessioned2020-04-09T00:05:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:00Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11737-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacidades dinâmicaspt_BR
dc.subjectShopping centers - Brasilpt_BR
dc.subjectModelos de negóciopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.titleCapacidades dinâmicas da indústria brasileira de shopping centers frente aos desafios de inovação gerados pelo e-commercept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9602988126832697pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo utilizar os conceitos teóricos das Capacidades Dinâmicas, introduzidos por Teece, Pisano e Shuen (1997) e posteriormente desenvolvidos por David Teece (2007, 2009), para analisar as recentes mudanças no modelo de negócio da indústria brasileira de shopping centers, decorrentes das variadas mutações dos mercados nos quais ela se insere – especificamente por conta do e-commerce. A tendência de perda ininterrupta de market share de vendas ao longo prazo tornaria insustentável o custo de ocupação dos lojistas dentro de um shopping center e impediria a maturação de novos projetos imobiliários que dependem de investimentos elevados e consequentemente de projeções sólidas para garantir o retorno aos empreendedores. Não obstante, os resultados da leitura de estudos e relatórios da ABRASCE e da ICSC (International Council of Shopping Centers), assim como os direcionamentos dados pelas empresas do setor nas suas estratégias futuras, apontam que, mesmo com uma difusão relativamente lenta do varejo digital no Brasil, cresce a interdependência dos espaços físico e digital, indicando uma maior complementariedade do que a substituição entre comércio físico e o eletrônico nos espaços do shopping center. A análise da trajetória do shopping center no Brasil e as recentes transformações na mentalidade das empresas de shopping identificadas nesta monografia revelam capacidades dinâmicas conquistadas ao longo dos anos e outras sendo desenvolvidas graças à sinergia na interação com o varejo digital. Assim, as empresas não se mostram só inicialmente dispostas e preparadas, como passam a figurar no centro de um ecossistema de inovação varejista, trazendo todas as suas expertises para desenvolver novas soluções e estreitar o contato com o consumidor por meio de múltiplos canais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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