Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11737
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Capacidades dinâmicas da indústria brasileira de shopping centers frente aos desafios de inovação gerados pelo e-commerce
Autor(es)/Inventor(es): Marinho, Rafael Campos
Orientador: Ferraz, João Carlos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo utilizar os conceitos teóricos das Capacidades Dinâmicas, introduzidos por Teece, Pisano e Shuen (1997) e posteriormente desenvolvidos por David Teece (2007, 2009), para analisar as recentes mudanças no modelo de negócio da indústria brasileira de shopping centers, decorrentes das variadas mutações dos mercados nos quais ela se insere – especificamente por conta do e-commerce. A tendência de perda ininterrupta de market share de vendas ao longo prazo tornaria insustentável o custo de ocupação dos lojistas dentro de um shopping center e impediria a maturação de novos projetos imobiliários que dependem de investimentos elevados e consequentemente de projeções sólidas para garantir o retorno aos empreendedores. Não obstante, os resultados da leitura de estudos e relatórios da ABRASCE e da ICSC (International Council of Shopping Centers), assim como os direcionamentos dados pelas empresas do setor nas suas estratégias futuras, apontam que, mesmo com uma difusão relativamente lenta do varejo digital no Brasil, cresce a interdependência dos espaços físico e digital, indicando uma maior complementariedade do que a substituição entre comércio físico e o eletrônico nos espaços do shopping center. A análise da trajetória do shopping center no Brasil e as recentes transformações na mentalidade das empresas de shopping identificadas nesta monografia revelam capacidades dinâmicas conquistadas ao longo dos anos e outras sendo desenvolvidas graças à sinergia na interação com o varejo digital. Assim, as empresas não se mostram só inicialmente dispostas e preparadas, como passam a figurar no centro de um ecossistema de inovação varejista, trazendo todas as suas expertises para desenvolver novas soluções e estreitar o contato com o consumidor por meio de múltiplos canais.
Palavras-chave: Capacidades dinâmicas
Shopping centers - Brasil
Modelos de negócio
E-commerce
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCMarinho.pdf294.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.