Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11740
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O impacto das desvalorizações cambiais sobre os índices de preços no Brasil: um estudo comparativo sobre os efeitos de pass-through de 2002 e de 2018
Autor(es)/Inventor(es): Rieper, Alessandra Becker
Tutor: Souza, Francisco Eduardo Pires de
Resumen: A desvalorização do real frente ao dólar foi alvo de grande preocupação no segundo semestre de 2018. Ainda assim, a moeda brasileira não chegou nem perto de experimentar em 2018 a magnitude e as consequências das oscilações cambiais do final da década de 1990 e início dos anos 2000, quando a política cambial ainda era vista no Brasil como relevante instrumento de contenção da inflação. Sendo assim, a partir de uma reflexão sobre as duas grandes desvalorizações cambiais dos últimos 25 anos, este trabalho tem como objetivo examinar a razão de o notável movimento de desvalorização da moeda brasileira do segundo semestre de 2018 não ter impactado a inflação doméstica à época de modo parecido ao que ocorrera em 2002. Neste sentido, por meio de um estudo comparativo, serão analisadas as variáveis que determinaram o efeito de pass-through do câmbio aos preços tanto em 2002 quanto em 2018 com o auxílio do modelo econométrico desenvolvido por Goldfajn e Werlang (2000), das ideias desenvolvidas por Jašová, Moessner e Takáts (2016) e da análise de conjuntura com base nas contribuições de Savoie-Chabot e Khan (2015). Espera-se que este trabalho contribua para o esclarecimento da questão proposta acima e para o debate da importância do fenômeno de “repasse” para o cenário macroeconômico brasileiro nos últimos anos, elucidando seus efeitos para o desenvolvimento da política monetária nacional.
Materia: Inflação
Taxa de câmbio
Desvalorização monetária
Pass-through
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABRieper.pdf879.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.