Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11758
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Distribuição do valor adicionado : uma análise das maiores empresas de distribuição de energia elétrica no período de 2015 a 2017
Autor(es)/Inventor(es): Padoin, Alexander Da Silva
Orientador: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo analisar e comparar como as maiores empresas de distribuição de energia elétrica segregadas entre públicas e privadas distribuíram o valor adicionado nos anos de 2015, 2016 e 2017. Para isso foi realizado a análise das Demonstrações do Valor Adicionado das empresas relacionadas na amostra, além da leitura das notas explicativas e relatório da administração. A metodologia utilizada, quanto aos objetivos, foi a descritiva. No que tange a coleta de dados, a pesquisa foi classificada como do tipo documental, e em relação à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa. Os valores adicionados obtidos apontaram que as empresas vêm apresentando uma contínua retração na distribuição dos resultados e desses valores, as empresas públicas foram quem mais distribuíram apesar de uma receita menor no período. As empresas públicas destinaram um valor maior para os segmentos Governo, Pessoal e Acionistas, já as empresas privadas destinaram um maior valor para Terceiros.
Palavras-chave: Demonstração do Valor Adicionado
Setor Elétrico Brasileiro
Distribuidoras de energia elétrica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASPadoin.pdf405.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.