Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11763
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sistema público de escrituração digital : a percepção dos usuários contribuintes em relação aos benefícios do SPED previstos por seus idealizadores antes de sua implementação
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Douglas Andrade dos
Orientador: Moraes, Marcus Vinicius Melo
Resumo: A implementação do SPED marcou o início de uma nova fase na forma de apresentação de dados contábeis e fiscais pelas empresas no Brasil, representando uma nova relação entre empresas e Estado, baseada em transparência e confiabilidade, atribuindo formato digital às obrigações acessórias. A RFB, idealizadora do SPED, apresenta em seu portal benefícios esperados com sua implementação. O objetivo dessa pesquisa é apresentar a percepção do SPED, por parte dos usuários contribuintes, em relação aos benefícios previstos pela RFB antes de sua implementação, notadamente, no que diz respeito à redução de custos de conformidade e administrativos. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e descritiva, quanto aos seus objetivos, e survey, em relação aos procedimentos. Foi utilizado questionário estruturado de forma a levar os participantes a responderem questões sobre a percepção dos benefícios previstos pela RFB. Para a coleta de dados foi utilizada uma amostra de 71 profissionais da contabilidade em atividade no ano de 2018 e os dados foram agrupados utilizando-se abordagem qualitativa. Os achados revelam que os contribuintes concordaram de forma expressiva que a implementação do SPED ocasionou melhorias quanto à qualidade da informação contábil-fiscal, bem como à rapidez no seu acesso, à redução de custos com impressão e armazenamento de papéis e à uniformização das informações prestadas às unidades da federação. Por outro lado, eles discordaram em relação à redução da quantidade de obrigações acessórias e do tempo para o seu cumprimento. Por fim, no que tange à redução dos custos de conformidade, os contribuintes dividiram suas opiniões, inviabilizando uma conclusão precisa sobre o referido benefício.
Palavras-chave: SPED
Custos de conformidade
Percepção dos benefícios
Sistema público
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DASantos.pdf374.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.