Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11771
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Demonstração do valor adicionado : estudo da distribuição do valor adicionado nas maiores empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Andreza Ferreira de
Orientador: Brito Filho, Washington Juarez de
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo identificar a destinação do valor agregado das maiores empresas de geração e distribuição de energia elétrica do Brasil com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa descritiva, com método de abordagem qualitativo e fontes de dados secundária. A amostra é composta por 10 empresas, sendo 7 distribuidoras e 3 geradoras. O valor agregado pelas empresas é distribuído entre os seguintes elementos conforme relatórios padronizados: governo, pessoal, terceiros, acionistas e outros. No período de análise, 2012 a 2017, o governo recebeu a maior parcela do valor agregado pelas companhias, tanto no segmento de geração como no segmento de distribuição, chegando a percentuais acima de 70% da destinação do valor agregado pela companhia. Assim, é possível concluir que a alta carga tributária brasileira imposta a ambos os segmentos, mas principalmente ao segmento de distribuição, que apresentou percentuais de destinação para o governo superiores ao segmento de geração, consome grande parte do valor agregado pelas companhias.
Palavras-chave: Contabilidade
Geradoras de energia elétrica
Demonstração do Valor Adicionado
Distribuidoras de energia elétrica
Energia eletrica--Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFLima.pdf924.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.