Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11772
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mercado private equity e venture capital : uma oportunidade de aquecimento da indústria em meio ao período de retração econômica brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Eduardo Peres de
Tutor: Pinto, Marcos Roberto
Resumen: O objetivo deste trabalho é a evidenciação aos leitores e ao público acerca da crescente indústria de Private Equity e de Venture Capital no Brasil, que pode representar uma oportunidadepara auxiliar no fomento e modernização da indústria em diversos setores. A pesquisa será realizada através da análise do segmento de fundos de investimento em participação e suas modalidades. As análises a serem efetuadas nesta monografia abordará os tipos de fundos de investimento da indústria. A monografia segue estruturada em uma continuação gradual, começando do contexto geral para o mais específico. Em sua estrutura, é composta por cinco capítulos, onde no primeiro capítulo é introduzido o tema de todo o trabalho, contextualizado e justificado, levando em consideração o problema tema e seus objetivos gerais e específicos. No segundo capítulo é apresentada a metodologia de pesquisa utilizada. Com relação à evidenciação de informação, o tema foi transcorrido considerando como fonte de pesquisa referências bibliográficas, como artigos e teses sobre a indústria, além de livros que abordam o mercado e os instrumentos financeiros e publicações elaboradas por associações e empresas especializadas. No terceiro capítulo apresenta-se a fundamentação teórica, que discorre sobre os principais conceitos e a evolução histórica da indústria tanto nos Estados Unidos da América, economia referência no assunto, como na brasileira. O capítulo subsequente retrata casos de companhias brasileiras que após investimento de fundos Private Equity e Venture Capital registraram uma melhora tanto nos resultados financeiros, como no que refere-se a governança corporativa, bem como números recentes da indústria no Brasil e no mercado americano. A conclusão do estudo foi realizada no quinto capítulo com base nas informações coletadas durante todo o desenvolvimento do trabalho. É possível, após o trabalho, tirar conclusões e observar a oportunidade que a indústria oferece as empresas, uma vez que pode-se observar a melhora significativa de empresas após investimento, não só para os stakeholders, como os demais possíveis interessados nas empresas e fundos.
Materia: Fundos de investimento
Private Equity
Venture Capital
Modernização e governança corporativa
Economia brasileira
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EPAraujo.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.