Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11789
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatos, Marcelo Gerson Pessoa de-
dc.contributor.authorSchildt, Letícia Martins-
dc.date.accessioned2020-04-14T14:46:25Z-
dc.date.available2020-04-16T03:00:16Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11789-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleOs estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4107845843373306pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSchildt.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.