Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11789
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Schildt, Letícia Martins
Orientador: Matos, Marcelo Gerson Pessoa de
Resumo: O presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado.
Palavras-chave: Startups
Economia criativa
Inovação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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