Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11804
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público: as alterações no processo de convergência aos padrões internacionais na cidade do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Marcelle Flora
Orientador: Pinto, Marcos Roberto
Resumo: O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou em 2008 as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, visando a convergência aos padrões internacionais de contabilidade. Além disso, as NBCASP também resultam em uma mudança do enfoque contábil, que antes centrado no controle orçamentário, passa a focar no controle patrimonial. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar as alterações que as novas resoluções acarretaram na contabilidade das entidades do setor público, analisando especificamente as demonstrações contábeis da cidade do Rio de Janeiro para verificar a convergência aos padrões internacionais de contabilidade e identificar o impacto que as mudanças causaram na mensuração do patrimônio do município. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa descritiva em uma abordagem qualitativa, com coletas de dados de estudo documental, em um estudo de caso no qual foram analisadas as prestações de contas completas da cidade do Rio de Janeiro do ano de 2009 ao ano de 2017. O desenvolvimento deste trabalho levou a conclusão de que o município aderiu as novas resoluções e enfoque contábil passou a ser no controle patrimonial.
Palavras-chave: Contabilidade pública
Convergência
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP)
Padrões internacionais de contabilidade
Setor público
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFOliveira.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.