Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11810
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégia de fusão e aquisição para o crescimento da firma: estudo de caso da TOTVS S.A.
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira, João Vïtor Mascarenhas Resende
Orientador: Melo, Luiz Martins de
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como a estratégia de fusão e aquisição é adotada para expansão da firma e como a adoção da mesma permitiu à TOTVS S.A., dedicada ao segmento de sistemas de gestão empresarial (enterprise resource planning – ERPs) desde sua fundação, conquistar a liderança do mercado. Este trabalho efetua um estudo de caso desta empresa com base em revisão da literatura e revisão de relatórios financeiros divulgados pela própria empresa e indicadores de desempenho. A TOTVS, segundo estudo realizado pelo IPEA (2014), apresenta uma combinação de dois fatores que contrabalançam suas desvantagens em relação aos seus concorrentes internacionais: o apoio governamental (Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES) e o “alcance da liderança do mercado por meio do desenvolvimento de produtos customizados e soluções para segmentos de mercado específicos – que não haviam sido devidamente atendidos pelos respectivos líderes mundiais, ao combinar competências tecnológicas e mercadológicas”. Desde o início do século XXI, a empresa tem empreendido esforços para expandir seu alcance, tanto nacionalmente como internacionalmente, principalmente via fusões e aquisições. Sendo assim, o objetivo específico é pontuar os fatores que levam as empreses adotar esta estratégia para crescimento e expansão de suas operações e como a empresa tem atuado neste sentido, e se efetivamente tem sido uma estratégia bem adotada no sentido de ter tido bons resultados de performance, e quais fatores e eventos foram determinantes para tais desempenhos.
Palavras-chave: Fusões e aquisições
Firmas
Estratégia Competitiva
Tecnologia da informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVMRTeixeira.pdf540.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.