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http://hdl.handle.net/11422/11811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Leal, Luiz Antonio Ochsendorf | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Jéssica Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T21:20:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11811 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo mundial | pt_BR |
dc.subject | Exame de Suficiência | pt_BR |
dc.subject | Conselho Federal de Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404154345700489 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
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