Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11811
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Jéssica Queiroz
Orientador: Leal, Luiz Antonio Ochsendorf
Resumo: Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese.
Palavras-chave: Contabilidade
Currículo mundial
Exame de Suficiência
Conselho Federal de Contabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

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