Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11817
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise das demonstrações do fluxo de caixa das empresas de energia elétrica listadas no novo mercado da B3 no período de 2016 a 2018
Autor(es)/Inventor(es): Fraga, Karina Santiago de
Orientador: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral verificar e comparar as Demonstrações do Fluxo de Caixa societárias das empresas de energia elétrica listadas no Novo Mercado da B3, com o propósito de analisar os índices de desempenho selecionados do artigo de Braga e Marques (2001) e de identificar em que fase do seu ciclo de vida se encontram, configurando um perfil para as empresas do segmento, nos anos de 2016, 2017 e 2018. A pesquisa se classifica como descritiva, documental, com abordagem metodológica qualitativa-quantitativa. A amostra da pesquisa é constituída por nove empresas pertencentes ao subsetor de energia elétrica listadas no Novo Mercado da B3. Foram analisados cinco índices de desempenho – Cobertura de Dívidas com Caixa; Cobertura de Dividendos com Caixa; Qualidade do Resultado; Investimento e Financiamento; e Retorno sobre o Patrimônio líquido – e o comportamento dos fluxos de caixa das companhias, bem como o ciclo de vida das empresas e o perfil do setor. Os resultados indicam que a maioria das empresas conseguem cobrir percentuais das dívidas de longo prazo, com exceções da Engie e Eletropaulo nos anos de 2017 e 2018, respectivamente. Os dividendos estão sendo pagos, com exceção da Eneva, no período de 2016-2018 e da Light, no ano de 2017. A Eneva apresentou o melhor índice de dispersão entre os lucros e geração de caixa no ano de 2017, enquanto que a Eletropaulo expôs péssimos resultados no período analisado. No geral, a relação dos fluxos de investimento e financiamento e do retorno sobre o patrimônio líquido apresentaram resultados estáveis nas nove empresas analisadas, com insignificante exceções. Na avaliação do ciclo de vida das companhias, 67% (6 empresas) encontram-se em crescimento, enquanto que 22% (2) estão em fase de maturidade e 11% (1) em declínio. Logo, o perfil predominante das empresas do segmento é de crescimento.
Palavras-chave: Fluxo de caixa - Brasil
Setor Elétrico
Mercado B3
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC)
Energia eletrica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KSFraga.pdf241.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.