Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11819
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel da contabilidade para manutenção do equilíbrio do mercado de capitais: um estudo de caso de escândalos contábeis e seus impactos
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Matheus Braga de
Orientador: Mattos, Luiz Alberto Pereira de
Resumo: Com o desenvolvimento das organizações e o aumento de sua complexidade, a contabilidade, passou a desempenhar diferentes papéis dentro do contexto organizacional. Porém com o progresso das instituições também se percebeu um aumento no número de escândalos corporativos envolvendo fraudes contábeis acarretando prejuízos imensuráveis para a economia e para a sociedade. A partir deste contexto, o presente trabalho objetivou destacar o papel da contabilidade para a manutenção do equilíbrio do mercado de capitais, visto que estes são impactados pelos resultados demonstrados pelas companhias e atualmente são a principal forma de captação de recursos das empresas de capital aberto. Para isso foram selecionados dois grandes casos, poucos estudados em âmbito nacional, que envolveram fraudes contábeis, são eles: Toshiba Corporation e o banco Lehman Brothers. Procurou-se apresentar as empresas selecionadas, detalhar as práticas contábeis fraudulentas utilizadas, e suas consequências para o meio interno e externo das instituições, principalmente para o mercado de capitais. De acordo com os objetivos esta pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, com fontes bibliográficas e procedimentos de análise documental e estudo de caso. Conclui-se que o papel de controle patrimonial e gerencial da contabilidade contribuem para a eficiência do mercado de capitais.
Palavras-chave: Contabilidade
Mercado de capitais
Fraudes contábeis
Estudo de Caso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBOliveira.pdf404.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.