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dc.contributor.advisorPinto, Juliana Horta de Assis-
dc.contributor.authorPereira, Francielly Domingues Quintas-
dc.date.accessioned2020-04-20T21:37:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11864-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação da Informaçãopt_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subjectRepresentação da Informaçãopt_BR
dc.subjectOrganização da Informaçãopt_BR
dc.titleA recuperação da informação em sites de comércio eletrônicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4621902987127532pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Patricia Mallmann Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790pt_BR
dc.contributor.referee2Beatriz, Carla-
dc.description.resumoAborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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