Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11875
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A construção do ódio através da desinformação e a luta pela garantia da liberdade religiosa : a situação da umbanda frente aos ataques às religiões afro-brasileiras no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Amaral, Carolina Pereira da Costa
Orientador: Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza
Resumo: Este trabalho aborda como a desinformação sobre religiões afro-brasileiras é disseminada e quais as consequências derivadas desse processo para a população e como estas impactam os praticantes das religiões Afro-brasileiras em geral, e da Umbanda em particular, no Estado do Rio de Janeiro. Serão analisadas as implicações de como as suas vidas pessoais e profissionais são afetadas, quer seja através da disseminação de forma deliberadamente manipulada, fruto de desconhecimentos e intolerâncias, ou mesmo pela ignorância ou desconhecimento dessas organizações religiosas e suas práticas. Explica como as religiões de matrizes africanas estão sendo afetadas. Será apresentado também como a cultura da Umbanda acrescenta e constrói a sociedade do Rio de Janeiro. Busca ainda compreender a importância das informações adequadas e corretas para os indivíduos que não conhecem a religião e para aqueles que praticam esta hostilidade, pode ajudar a combater essas expressões da violência contra as religiões Afro-brasileiras. Será utilizada a entrevista-questionário como método de coleta de dados para identificar os pensamentos, relatos de como estas consequências geradas pelos estereótipos na construção do ódio marcam os integrantes de cunho religioso afro-brasileiro, em especial, a Umbanda.
Palavras-chave: Desinformação
Religiões de matrizes africanas
Umbanda - Rio de Janeiro
Liberdade religiosa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPCAmaral.pdf344.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.