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dc.contributor.advisorD’Agosto, Márcio de Almeida-
dc.contributor.authorDores, Adely Maria Branquinho das-
dc.date.accessioned2020-04-20T23:43:01Z-
dc.date.available2020-04-22T03:00:20Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11881-
dc.description.abstractThis research aims to identify the obstacles to a greater use of rail/road multimodal transport of unitized load in Brazil, alternatively to road transport, and to present suggestions for overcoming them. It investigates the evolution of American, European and Brazilian regulation, as well as the development of rail/road multimodal transport in these countries, in order to identify possible deficiencies in Brazilian regulatory/institutional model. Concurrently, applying the AHP (Analytic Hierarchy Process), it hierarchizes several variables related to the choice of shippers and transport operators of the transport mode and defines a model for comparison of containerized load transportation alternatives, based on the costs of the hierarchical variables. It applies the developed model in a Case Study, which conclusions are compared with those of the regulatory/institutional evaluation. The research concludes with the identification of regulatory/institutional deficiencies and suggestions to overcome them.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.titleIdentificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superaçãopt_BR
dc.title.alternativeIdentification of obstacles to a greater use of rail-road multimodal transportation of unitized loads in Brazil and suggestions to overcome iten
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9710815444193910pt_BR
dc.contributor.referee1Marujo, Lino Guimarães-
dc.contributor.referee2Orrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.referee3Oliveira, Cíntia Machado de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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