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http://hdl.handle.net/11422/11895
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Luiz Antonio Vaz | - |
dc.contributor.author | von Montfort, Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-21T00:34:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11895 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas propulsão | pt_BR |
dc.subject | Embarcações | pt_BR |
dc.subject | Resistência ao avanço | pt_BR |
dc.title | Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Ulisses Admar Barbosa Vicente | - |
dc.contributor.referee2 | Silva Neto, Severino Fonseca da | - |
dc.description.resumo | Durante muitos anos e até os dias de hoje pode-se dizer que a seleção do sistema propulsivo de navios convive com algumas incertezas, dentre as quais pode-se citar o valor da resistência ao avanço, do coeficiente de esteira, do coeficiente redutor de força propulsiva e os coeficientes de torque, empuxo e avanço do propulsor. Este trabalho pretende relacionar parâmetros medidos diretamente no navio com os respectivos parâmetros estimados segundo algumas formulações: Holtrop e diagrama Kt-Kq-J Série B. Será realizada medição em navio fluvial, instrumentado com Sistema de Medição de Eixos Girantes (SMEG), para obtenção da torque e força axial em tempo real. A força axial no eixo propulsor é a reação ao empuxo (T) produzido pelo propulsor. O valor real será então comparado ao Kt do propulsor, assim como o torque real será comparado ao Kq do propulsor. Kt e Kq reais estarão associados a um coeficiente de avanço real e assim poderá se obter um valor de Va real e coeficiente de esteira real. Prováveis desvios serão analisados. A pesquisa quantifica a diferença entre os cálculos de propulsão, que envolvem formulações de Holtrop e diagramas de testes de propulsores em águas abertas, com os resultados de medição. O erro dos valores experimentais também será avaliado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Naval e Oceânica |
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