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http://hdl.handle.net/11422/11895
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição |
Autor(es)/Inventor(es): | von Montfort, Gustavo |
Orientador: | Pinto, Luiz Antonio Vaz |
Resumo: | Durante muitos anos e até os dias de hoje pode-se dizer que a seleção do sistema propulsivo de navios convive com algumas incertezas, dentre as quais pode-se citar o valor da resistência ao avanço, do coeficiente de esteira, do coeficiente redutor de força propulsiva e os coeficientes de torque, empuxo e avanço do propulsor. Este trabalho pretende relacionar parâmetros medidos diretamente no navio com os respectivos parâmetros estimados segundo algumas formulações: Holtrop e diagrama Kt-Kq-J Série B. Será realizada medição em navio fluvial, instrumentado com Sistema de Medição de Eixos Girantes (SMEG), para obtenção da torque e força axial em tempo real. A força axial no eixo propulsor é a reação ao empuxo (T) produzido pelo propulsor. O valor real será então comparado ao Kt do propulsor, assim como o torque real será comparado ao Kq do propulsor. Kt e Kq reais estarão associados a um coeficiente de avanço real e assim poderá se obter um valor de Va real e coeficiente de esteira real. Prováveis desvios serão analisados. A pesquisa quantifica a diferença entre os cálculos de propulsão, que envolvem formulações de Holtrop e diagramas de testes de propulsores em águas abertas, com os resultados de medição. O erro dos valores experimentais também será avaliado. |
Palavras-chave: | Sistemas propulsão Embarcações Resistência ao avanço |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Fev-2014 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval e Oceânica |
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