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http://hdl.handle.net/11422/11928
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oda, Sandra | - |
dc.contributor.author | Arao, Mieka | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-21T01:19:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11928 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject | defeitos em pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject | vida de fadiga | pt_BR |
dc.subject | ensaio de flexão em quatro pontos | pt_BR |
dc.title | Análise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ávila, Giovani Manso | - |
dc.contributor.referee2 | Cavalcanti, Leonardo Santana | - |
dc.description.resumo | A camada superficial de pavimentos flexíveis, composta por uma mistura de ligante e agregados, tem uma importância funcional, que promove conforto e segurança dos usuários de uma via. Portanto, é necessário que ela esteja em bom estado de conservação. Os defeitos mais comuns em um revestimento asfáltico são as trincas por fadiga e as deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros são relacionados às cargas repetidas de tráfego e, também, pela elasticidade da mistura. Os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Para a determinação da vida de fadiga, são feitas análises em laboratórios, como o ensaio convencional de velocidade controlada. O presente trabalho visa determinar a vida de fadiga em diferentes misturas, utilizando um equipamento novo no Brasil e ainda pouco utilizado no mundo, o Four Point Bending Apparatus. Ele utiliza a flexão em quatro pontos em vigas prismáticas e é conduzido à deformação e à tensão controlada. Foram ensaiadas e analisadas 19 misturas, com faixas granulométricas, ligantes e agregados mais utilizados na CCR Nova Dutra. Foi constatado que as misturas com asfalto borracha possuíram o melhor comportamento quanto a vida de fadiga e as misturas com CAP 30/45 apresentaram os piores resultados. As misturas com outros ligantes variaram o comportamento de acordo com o tipo de agregado utilizado e, também, com a deformação imposta no ensaio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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