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dc.contributor.advisorOda, Sandra-
dc.contributor.authorArao, Mieka-
dc.date.accessioned2020-04-21T01:19:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:48Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11928-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectdefeitos em pavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectvida de fadigapt_BR
dc.subjectensaio de flexão em quatro pontospt_BR
dc.titleAnálise da vida de fadiga de pavimentos flexíveis em diferentes misturaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ávila, Giovani Manso-
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Leonardo Santana-
dc.description.resumoA camada superficial de pavimentos flexíveis, composta por uma mistura de ligante e agregados, tem uma importância funcional, que promove conforto e segurança dos usuários de uma via. Portanto, é necessário que ela esteja em bom estado de conservação. Os defeitos mais comuns em um revestimento asfáltico são as trincas por fadiga e as deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros são relacionados às cargas repetidas de tráfego e, também, pela elasticidade da mistura. Os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Para a determinação da vida de fadiga, são feitas análises em laboratórios, como o ensaio convencional de velocidade controlada. O presente trabalho visa determinar a vida de fadiga em diferentes misturas, utilizando um equipamento novo no Brasil e ainda pouco utilizado no mundo, o Four Point Bending Apparatus. Ele utiliza a flexão em quatro pontos em vigas prismáticas e é conduzido à deformação e à tensão controlada. Foram ensaiadas e analisadas 19 misturas, com faixas granulométricas, ligantes e agregados mais utilizados na CCR Nova Dutra. Foi constatado que as misturas com asfalto borracha possuíram o melhor comportamento quanto a vida de fadiga e as misturas com CAP 30/45 apresentaram os piores resultados. As misturas com outros ligantes variaram o comportamento de acordo com o tipo de agregado utilizado e, também, com a deformação imposta no ensaio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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