Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11931
Type: | Dissertação |
Title: | Procedimento metodológico para a transferência dos usuários do automóvel para o transporte público nas viagens de acesso a aeroportos |
Author(s)/Inventor(s): | Torres, Ewerton Chaves Moreira |
Advisor: | Portugal, Licinio da Silva |
Abstract: | A demanda pelo transporte aéreo tem sido crescente ao longo dos anos, principalmente no Brasil. No entanto, o uso desta modalidade compõe apenas uma parcela da viagem, sendo complementado por modalidades de acesso ao aeroporto que tipicamente envolvem o transporte individual ou o transporte público. Neste caso, o grande problema está no desequilíbrio no número de viagens que são realizadas pelas modalidades de transporte individual, podendo compreender quase a totalidade dos deslocamentos de acesso, principalmente nos menores aeroportos. Em paralelo a isso, o que se percebe é um aumento da exigência dos clientes em relação a fatores de qualidade em serviços, que podem não somente deixar de atrair os usuários de modos de transporte indesejados como também pode reduzir a parcela dos usuários que acessam o aeroporto por modos de transporte público. Logo, o objetivo da dissertação será desenvolver um procedimento metodológico com o propósito de identificar estratégias para a transferência dos usuários de automóveis para modalidades de transporte público (com ênfase no ônibus) nas viagens de acesso a aeroportos, em especial de médio porte, a partir da percepção dos próprios usuários quanto aos atributos que expressam o conceito de Qualidade de Serviço. |
Abstract: | The demand for air transportation has been increasing over the years, mainly in Brazil. However, the use of this modality composes only a portion of the trip, and is complemented by modalities of access to the airport that typically involve individual transportation or public transportation. In this case, the problem is the imbalance in the number of trips that are carried out by the individual transport modalities, being able to comprise almost all the access displacements, mainly in the smaller airports. In parallel to this, what is perceived is an increase in customers’ demand for quality factors in services, which can not only stop attracting users to unwanted modes of transportation, but can also reduce the share of users who access the airport by public transportation modes. Therefore, the objective of the dissertation will be to develop a methodological procedure with the purpose of identifying strategies for the transfer of the users of automobiles to modalities of public transportation (with emphasis on the bus) in the trips of access to airports, especially of medium size, from perception of the users regarding the attributes that express the concept of Quality of Service. |
Keywords: | acesso terrestre a aeroportos qualidade de serviço estratégias para transferência modal |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jun-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EwertonChavesMoreiraTorres.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.