Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11941
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Anna Paula Barboza | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T13:16:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Anna Paula Barboza. O papel do estagiário na proposta de inclusão do município do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11941 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estagiários | pt_BR |
dc.title | O papel do estagiário na proposta de inclusão do município do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Conde, Diva Lúcia Gautério | - |
dc.contributor.referee2 | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.description.resumo | Diante das modificações que vêm ocorrendo na educação brasileira, a respeito da inclusão de alunos com alguma diversidade funcional nas turmas regulares, surge no município do Rio de Janeiro o papel do estagiário mediador para dar suporte as escolas e professores. É sobre esse profissional que o presente trabalho vai se debruçar. O trabalho busca conhecer o papel do estagiário na função de mediador e os desafios que os mesmos enfrentam na função de mediador de alunos com alguma diversidade funcional. O problema norteador da pesquisa é: Será que o papel do estagiário na função de mediador é um recurso para facilitar a inclusão de alunos com diversidade funcional ou o mesmo acaba se transformando em um fator de exclusão desses alunos? Para entender essa questão a presente pesquisa fará um levantamento da trajetória da Educação Inclusiva no Brasil além de compreender, por meio de análise bibliográfica, a função de mediador. Investigar de que forma está sendo exercida essa função de estagiário mediador na prática do cotidiano escolar do Município do Rio de janeiro. E analisar as implicações do atendimento realizado pelos estagiários no desenvolvimento das crianças incluídas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APPereira.pdf | 294.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.