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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel do estagiário na proposta de inclusão do município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Anna Paula Barboza
Orientador: Santos, Mônica Pereira dos
Resumo: Diante das modificações que vêm ocorrendo na educação brasileira, a respeito da inclusão de alunos com alguma diversidade funcional nas turmas regulares, surge no município do Rio de Janeiro o papel do estagiário mediador para dar suporte as escolas e professores. É sobre esse profissional que o presente trabalho vai se debruçar. O trabalho busca conhecer o papel do estagiário na função de mediador e os desafios que os mesmos enfrentam na função de mediador de alunos com alguma diversidade funcional. O problema norteador da pesquisa é: Será que o papel do estagiário na função de mediador é um recurso para facilitar a inclusão de alunos com diversidade funcional ou o mesmo acaba se transformando em um fator de exclusão desses alunos? Para entender essa questão a presente pesquisa fará um levantamento da trajetória da Educação Inclusiva no Brasil além de compreender, por meio de análise bibliográfica, a função de mediador. Investigar de que forma está sendo exercida essa função de estagiário mediador na prática do cotidiano escolar do Município do Rio de janeiro. E analisar as implicações do atendimento realizado pelos estagiários no desenvolvimento das crianças incluídas.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Estagiários
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Anna Paula Barboza. O papel do estagiário na proposta de inclusão do município do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
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