Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/11941
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O papel do estagiário na proposta de inclusão do município do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Anna Paula Barboza |
Orientador: | Santos, Mônica Pereira dos |
Resumo: | Diante das modificações que vêm ocorrendo na educação brasileira, a respeito da inclusão de alunos com alguma diversidade funcional nas turmas regulares, surge no município do Rio de Janeiro o papel do estagiário mediador para dar suporte as escolas e professores. É sobre esse profissional que o presente trabalho vai se debruçar. O trabalho busca conhecer o papel do estagiário na função de mediador e os desafios que os mesmos enfrentam na função de mediador de alunos com alguma diversidade funcional. O problema norteador da pesquisa é: Será que o papel do estagiário na função de mediador é um recurso para facilitar a inclusão de alunos com diversidade funcional ou o mesmo acaba se transformando em um fator de exclusão desses alunos? Para entender essa questão a presente pesquisa fará um levantamento da trajetória da Educação Inclusiva no Brasil além de compreender, por meio de análise bibliográfica, a função de mediador. Investigar de que forma está sendo exercida essa função de estagiário mediador na prática do cotidiano escolar do Município do Rio de janeiro. E analisar as implicações do atendimento realizado pelos estagiários no desenvolvimento das crianças incluídas. |
Palavras-chave: | Educação especial Inclusão escolar Educação inclusiva Estagiários |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PEREIRA, Anna Paula Barboza. O papel do estagiário na proposta de inclusão do município do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APPereira.pdf | 294.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.