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dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorMuner, Luiza Cunha-
dc.date.accessioned2020-04-22T21:13:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11978-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectConsumidor 4.0pt_BR
dc.subjectHumanização do discurso das marcaspt_BR
dc.titleA reconfiguração do papel do consumidor e a consequente utilização do discurso humanizador da marca: caso Samsung Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia teve como objetivo analisar a influência do consumidor na humanização do discurso da marca. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada através de pesquisa descritiva, com o emprego da técnica de pesquisa documental em fanpage da marca Samsung da rede social Facebook, segunda marca mais curtida do Facebook, ficando atrás da própria rede social. Foram realizadas análises de quatro postagens da campanha “Do what you can’t” exibida durante o lançamento do aparelho celular Galaxy S10. Foi constatado que a mudança da figura do consumidor perante a reconfiguração comunicacional: (de mídias massivas às pós-massivas) instigou e influenciou no modo como as marcas se relacionam com o consumidor. Nesse contexto, denominado como ciberespaço, e marcado pela ubiquidade, compartilhamento e conectividade, a marca Samsung altera a maneira de se relacionar com esse novo consumidor e adota a humanização do discurso como forma de conquistá-lo. Uma das estratégias utilizadas é de responder de forma pessoal e personalizada, de modo que aproxime o diálogo entre consumidor e marca, para que se construa uma relação de confiança e transparência. Conclui-se que a postura desse novo consumidor exige uma constante melhoria da empresa, que agora não impõe a sua imagem perante o consumidor, é ele próprio quem constrói a percepção da marca, por meio de informações obtidas no ciberespaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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