Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11978
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A reconfiguração do papel do consumidor e a consequente utilização do discurso humanizador da marca: caso Samsung Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Muner, Luiza Cunha
Orientador: Bittencourt, Renato Nunes
Resumo: A presente monografia teve como objetivo analisar a influência do consumidor na humanização do discurso da marca. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada através de pesquisa descritiva, com o emprego da técnica de pesquisa documental em fanpage da marca Samsung da rede social Facebook, segunda marca mais curtida do Facebook, ficando atrás da própria rede social. Foram realizadas análises de quatro postagens da campanha “Do what you can’t” exibida durante o lançamento do aparelho celular Galaxy S10. Foi constatado que a mudança da figura do consumidor perante a reconfiguração comunicacional: (de mídias massivas às pós-massivas) instigou e influenciou no modo como as marcas se relacionam com o consumidor. Nesse contexto, denominado como ciberespaço, e marcado pela ubiquidade, compartilhamento e conectividade, a marca Samsung altera a maneira de se relacionar com esse novo consumidor e adota a humanização do discurso como forma de conquistá-lo. Uma das estratégias utilizadas é de responder de forma pessoal e personalizada, de modo que aproxime o diálogo entre consumidor e marca, para que se construa uma relação de confiança e transparência. Conclui-se que a postura desse novo consumidor exige uma constante melhoria da empresa, que agora não impõe a sua imagem perante o consumidor, é ele próprio quem constrói a percepção da marca, por meio de informações obtidas no ciberespaço.
Palavras-chave: Meios de comunicação
Cibercultura
Consumidor 4.0
Humanização do discurso das marcas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCMuner.pdf485.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.