Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zattar, Marianna | - |
dc.contributor.author | Firmino, Lidiane Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T21:22:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11982 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.title | Prática informacional e competência em informação na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9001696745454196 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Resende, Erica | - |
dc.contributor.referee2 | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estuda as práticas informacionais dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos. Indica como referencial teórico os estudos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (Vera Maria Masagão Ribeiro, Gisele Serrano da Silva e Maria Sara Abdala Martins), à Prática Informacional (Carlos Alberto Ávila Araujo, Reijo Savolainen, Regina Marteleto e Denise Morado Nascimento), e à Competência em Informação (Elizabeth Adriana Dudziak e Regina Celia Baptista Belluzzo). Utiliza uma pesquisa exploratória e descritiva nos procedimentos metodológicos e descreve a abordagem quali-quantitativa da análise dos questionários aplicados junto aos participantes do projeto de Letramento de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destaca, como principal resultado, que a educação de jovens e adultos requer a promoção da competência em informação, indicando como resultados parciais que 80% dos alunos que participaram da coleta de dados não utilizam os serviços da biblioteca para as pesquisas. Aponta também que 50% diz preferir fazer suas pesquisas consultando outras pessoas e indica o professor como sendo a pessoa mais consultada, e por outro lado mostra que 50% dos alunos preferem utilizar a internet como recurso para as pesquisas. Conclui que as práticas informacionais devem estimular atitudes críticas, éticas e solidárias de forma a garantir a cidadania e, assim, a inclusão social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAFirmino.pdf | 441.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.