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dc.contributor.advisorZattar, Marianna-
dc.contributor.authorFirmino, Lidiane Araújo-
dc.date.accessioned2020-04-22T21:22:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11982-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.titlePrática informacional e competência em informação na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Erica-
dc.contributor.referee2Sá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.description.resumoEstuda as práticas informacionais dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos. Indica como referencial teórico os estudos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (Vera Maria Masagão Ribeiro, Gisele Serrano da Silva e Maria Sara Abdala Martins), à Prática Informacional (Carlos Alberto Ávila Araujo, Reijo Savolainen, Regina Marteleto e Denise Morado Nascimento), e à Competência em Informação (Elizabeth Adriana Dudziak e Regina Celia Baptista Belluzzo). Utiliza uma pesquisa exploratória e descritiva nos procedimentos metodológicos e descreve a abordagem quali-quantitativa da análise dos questionários aplicados junto aos participantes do projeto de Letramento de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destaca, como principal resultado, que a educação de jovens e adultos requer a promoção da competência em informação, indicando como resultados parciais que 80% dos alunos que participaram da coleta de dados não utilizam os serviços da biblioteca para as pesquisas. Aponta também que 50% diz preferir fazer suas pesquisas consultando outras pessoas e indica o professor como sendo a pessoa mais consultada, e por outro lado mostra que 50% dos alunos preferem utilizar a internet como recurso para as pesquisas. Conclui que as práticas informacionais devem estimular atitudes críticas, éticas e solidárias de forma a garantir a cidadania e, assim, a inclusão social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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