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http://hdl.handle.net/11422/11993
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Freitas, Danilo Pestana de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Daniel Strauch | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T22:06:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11993 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Livro digital | pt_BR |
dc.title | “Ouviler”: expandido a capacidade cognitiva no ato de ler | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4252703972159866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9081082731984284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Regina Maria Macedo Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5373756688550990 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta um trabalho de conclusão de curso em que se destaca o potencial para aprimorar o desempenho cognitivo durante a leitura por meio do “ouviler”. Este neologismo define um método de leitura por softwares com tecnologia de apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), permitindo ouvir e ler, ao mesmo tempo, os textos digitais. A pesquisa busca evidenciar que tal recurso, além de aumentar o foco de atenção nos textos, pode aperfeiçoar a interpretação do conteúdo lido. Para validar tal afirmação, utiliza-se uma pesquisa exploratória e descritiva nos procedimentos metodológicos e descreve a abordagem quali quantitativa da análise de experimentos que envolvem a leitura de contos e a aplicação de questionários junto a um variado conjunto de participantes. Destaca, como principal resultado, as vantagens da utilização desta nova experiência de leitura de textos digitais. Conclui apontando a possibilidade e a necessidade de se desenvolver mais estudos que relacionem às práticas de leitura com novos suportes tecnológicos, de forma a promover pesquisas que envolvam a biblioteconomia com técnicas que envolvam o ato de ler. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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