Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreitas, Danilo Pestana de-
dc.contributor.authorRibeiro, Daniel Strauch-
dc.date.accessioned2020-04-22T22:06:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11993-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectLivro digitalpt_BR
dc.title“Ouviler”: expandido a capacidade cognitiva no ato de lerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4252703972159866pt_BR
dc.contributor.referee1Fidalgo, Lucia Maria da Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9081082731984284pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Regina Maria Macedo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5373756688550990pt_BR
dc.description.resumoApresenta um trabalho de conclusão de curso em que se destaca o potencial para aprimorar o desempenho cognitivo durante a leitura por meio do “ouviler”. Este neologismo define um método de leitura por softwares com tecnologia de apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), permitindo ouvir e ler, ao mesmo tempo, os textos digitais. A pesquisa busca evidenciar que tal recurso, além de aumentar o foco de atenção nos textos, pode aperfeiçoar a interpretação do conteúdo lido. Para validar tal afirmação, utiliza-se uma pesquisa exploratória e descritiva nos procedimentos metodológicos e descreve a abordagem quali quantitativa da análise de experimentos que envolvem a leitura de contos e a aplicação de questionários junto a um variado conjunto de participantes. Destaca, como principal resultado, as vantagens da utilização desta nova experiência de leitura de textos digitais. Conclui apontando a possibilidade e a necessidade de se desenvolver mais estudos que relacionem às práticas de leitura com novos suportes tecnológicos, de forma a promover pesquisas que envolvam a biblioteconomia com técnicas que envolvam o ato de ler.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSRibeiro.pdf464.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.