Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11993
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : “Ouviler”: expandido a capacidade cognitiva no ato de ler
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Daniel Strauch
Tutor: Freitas, Danilo Pestana de
Resumen: Apresenta um trabalho de conclusão de curso em que se destaca o potencial para aprimorar o desempenho cognitivo durante a leitura por meio do “ouviler”. Este neologismo define um método de leitura por softwares com tecnologia de apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), permitindo ouvir e ler, ao mesmo tempo, os textos digitais. A pesquisa busca evidenciar que tal recurso, além de aumentar o foco de atenção nos textos, pode aperfeiçoar a interpretação do conteúdo lido. Para validar tal afirmação, utiliza-se uma pesquisa exploratória e descritiva nos procedimentos metodológicos e descreve a abordagem quali quantitativa da análise de experimentos que envolvem a leitura de contos e a aplicação de questionários junto a um variado conjunto de participantes. Destaca, como principal resultado, as vantagens da utilização desta nova experiência de leitura de textos digitais. Conclui apontando a possibilidade e a necessidade de se desenvolver mais estudos que relacionem às práticas de leitura com novos suportes tecnológicos, de forma a promover pesquisas que envolvam a biblioteconomia com técnicas que envolvam o ato de ler.
Materia: Leitura
Linguagem oral
Interpretação
Livro digital
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DSRibeiro.pdf464.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.