Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12006
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Felicidade no trabalho : um estudo em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Thainá Filgueira Macedo de |
Advisor: | Bruno-Faria, Maria de Fátima |
Abstract: | O objetivo principal desta pesquisa é, usando uma medida específica de felicidade, entender o nível médio de felicidade dos funcionários de escolas públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com corte transversal, descritiva, exploratória, cujo procedimento foi de pesquisa com survey. O instrumento usado foi o Questionário Oxford de Felicidade (QOF), dos autores Hills e Argyle (2002). O resultado mostrou que, em média, esses profissionais têm nível de felicidade de 62,86%, sendo que as pessoas em cargos de nível operacional são as que possuem menor índice de felicidade, quando comparado com professores e profissionais do nível estratégico (este último apresentou o maior índice). Também notou-se que os resultados dos professores apresentaram um bom nível de felicidade, contrariando estudos que apontam esse perfil como sendo de alto nível de insatisfação e exaustão. A relevância do estudo pode ser percebida no fato do estudo ter tido a proposta de contribuir para a delimitação conceitual e pelo fato da pesquisa ter sido aplicada com funcionários de escolas públicas – um grupo da sociedade cujo trabalho é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho como um dos que geram menor nível de prazer, bem-estar, saúde mental, satisfação, entre outros termos que até então vinham sendo utilizados como sinônimos de felicidade. Como futuras pesquisas sugere-se a criação de uma medida específica de felicidade no trabalho, tendo em vista que a empregada não contextualizava felicidade. Também, um estudo que correlacione outras variáveis do ambiente de trabalho, como prazer, satisfação e bem-estar, com a felicidade de um indivíduo para verificar o quanto o ambiente de trabalho é capaz de influenciar nesse sentimento. E, como uma última sugestão de trabalhos futuros, um estudo capaz de identificar quais elementos do ambiente de trabalho influenciam nos aspectos positivos e negativos refletidos no nível de felicidade de um indivíduo. |
Keywords: | Felicidade no trabalho Escolas públicas - Rio de Janeiro Bem-estar Satisfação no trabalho |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TFMSouza.pdf | 2.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.