Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12009
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência dos vieses cognitivos na escolha de empresas para se trabalhar no início de carreira : um estudo com graduandos em Administração
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Hanna Marotta Bastos
Orientador: Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo com graduandos em Administração, em universidades do Rio de Janeiro, buscando identificar quais são os vieses cognitivos que influenciam na sua escolha de empresas para se trabalhar no início de carreira. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que depois foram transcritas e analisadas criticamente, a fim de identificar a presença de vieses cognitivos nas falas dos entrevistados. Os resultados foram apresentados por meio da categorização dos dados pelas heurísticas, extraindo seus vieses e mostrando a influência de cada uma delas nesse processo de decisão. Ao final da pesquisa, concluímos que os estudantes ainda são muito influenciados pela heurística da representatividade e da disponibilidade, principalmente, mas também foram identificados vieses que emanam de todas as outras heurísticas mais significativas, como a do afeto e da confirmação.
Palavras-chave: Tomada de decisão
Perspectiva comportamental
Vieses cognitivos
Carreira
Estudantes de administração
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMBVieira.pdf266.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.