Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12009
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência dos vieses cognitivos na escolha de empresas para se trabalhar no início de carreira : um estudo com graduandos em Administração
Author(s)/Inventor(s): Vieira, Hanna Marotta Bastos
Advisor: Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo com graduandos em Administração, em universidades do Rio de Janeiro, buscando identificar quais são os vieses cognitivos que influenciam na sua escolha de empresas para se trabalhar no início de carreira. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que depois foram transcritas e analisadas criticamente, a fim de identificar a presença de vieses cognitivos nas falas dos entrevistados. Os resultados foram apresentados por meio da categorização dos dados pelas heurísticas, extraindo seus vieses e mostrando a influência de cada uma delas nesse processo de decisão. Ao final da pesquisa, concluímos que os estudantes ainda são muito influenciados pela heurística da representatividade e da disponibilidade, principalmente, mas também foram identificados vieses que emanam de todas as outras heurísticas mais significativas, como a do afeto e da confirmação.
Keywords: Tomada de decisão
Perspectiva comportamental
Vieses cognitivos
Carreira
Estudantes de administração
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HMBVieira.pdf266.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.