Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, José Luis Felício dos Santos de-
dc.contributor.authorGarcia, Diego Gagliardi Leite-
dc.date.accessioned2020-04-24T03:36:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12010-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos Olímpicos (31. : 2016 : Rio de Janeiro,RJ)pt_BR
dc.subjectPatrocínio esportivopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectTomada de decisão organizacionalpt_BR
dc.titleGrandes empresas e os Jogos Olímpicos Rio 2016 : a decisão de realizar o patrocínio esportivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva identificar os principais fatores que influenciaram na decisão das grandes empresas de realizar o patrocínio máster aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se a abordagem qualitativa para análise de dados obtidos através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas equipes de patrocínios dos patrocinadores máster. Observou-se que a decisão de realizar o patrocínio se deu de maneira centralizada, sendo tomada pela alta hierarquia, considerando os objetivos da empresa e também preferências pessoais. Os resultados indicam que o principal objetivo das empresas para o patrocínio era o de explorar a imagem da marca dos Jogos Olímpicos, de maneira que fosse possível transmitir uma mensagem para o público-alvo. Também foi possível perceber que o patrocínio foi considerado positivo e que trouxe grandes benefícios, como por exemplo, uma maior visibilidade para as marcas, novos negócios e um aprendizado organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DGLGarcia.pdf411.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.