Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12010
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Grandes empresas e os Jogos Olímpicos Rio 2016 : a decisão de realizar o patrocínio esportivo
Autor(es)/Inventor(es): Garcia, Diego Gagliardi Leite
Orientador: Carvalho, José Luis Felício dos Santos de
Resumo: O presente estudo objetiva identificar os principais fatores que influenciaram na decisão das grandes empresas de realizar o patrocínio máster aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se a abordagem qualitativa para análise de dados obtidos através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas equipes de patrocínios dos patrocinadores máster. Observou-se que a decisão de realizar o patrocínio se deu de maneira centralizada, sendo tomada pela alta hierarquia, considerando os objetivos da empresa e também preferências pessoais. Os resultados indicam que o principal objetivo das empresas para o patrocínio era o de explorar a imagem da marca dos Jogos Olímpicos, de maneira que fosse possível transmitir uma mensagem para o público-alvo. Também foi possível perceber que o patrocínio foi considerado positivo e que trouxe grandes benefícios, como por exemplo, uma maior visibilidade para as marcas, novos negócios e um aprendizado organizacional.
Palavras-chave: Jogos Olímpicos (31. : 2016 : Rio de Janeiro,RJ)
Patrocínio esportivo
Processo decisório
Tomada de decisão organizacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DGLGarcia.pdf411.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.